Mini Biografias de Palestrantes e Oficineiros SAS

27.9.14



2ª SAS - Semana da Animação SENAI
Mini Biografias de Palestrantes e Oficineiros


Alice Monstrinho:
Formada em Design de Jogos e Entretenimento Digital, soube que trabalharia com arte e jogos desde que gastava suas tardes jogando seu Master System. Após trabalhar como Ilustradora e Concept artist na empresa de desenvolvimento de jogos FONTEC, decidiu correr atrás de seu sonho e fundou seu próprio estúdio para criação de artes e jogos independentes, chamado Rebel Hound. Estudou ilustração técnica e criação de personagens no Canadá e Estados Unidos, além de diversos cursos técnicos com profissionais da indústria, procura sempre um aperfeiçoamento profissional. Busca agora devolver o conhecimento adquirido, iniciando uma carreira como professora de pintura digital, criação de personagens e desenho.
Portfólio: http://alicemonstrinho.daportfolio.com


Carlos Eduardo Somaggio:
Carlos Eduardo é Engenheiro de Automação Industrial pela UFSC e EcoleCentrale de Lille, França. Cursou MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Graduando de Pedagogia pela UNISUL. Diretor Executivo do Instituto Sapientia, onde trabalhou na produção de roteiros e dirigiu todos os projetos acima citados. Fundador e Diretor Executivo da Camino, empresa de tecnologias e conteúdos interativos para educação. Foi fundador e Diretor de Negócios e Inovação da PraestoConvergence, produtora de comunicação digital especializada em publicidade interativa transmídia. Antes trabalhou na Fundação CERTI, instituto de desenvolvimento de novas tecnologias, coordenando equipes multidisciplinares no desenvolvimento de ambientes e conteúdos pedagógicos interativos envolvendo teatro, vídeo, multimídia e dispositivos interativos para clientes como Petrobras, Sebrae, Natura, Philips, HP, IEL. Consultor voluntário desde 2000 nas áreas de Planejamento Estratégico para organizações do Terceiro Setor, e também atua em projetos sociais de educação. Fruto destas experiências sociais, fundou a ONG, Instituto Vocatio, que dá suporte a ONGs em ações de estruturação de gestão e projetos educativos.


Clovis Geyer:
Graduado pelo Curso de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (1977) e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) onde desenvolveu o CD multimídia "O Ensino do Webdesign Aplicado ao Jornalismo". Em Janeiro/Fevereiro de 2009 participou do Projeto Rondon Operação Centro-norte na cidade de Monte Alegre Pará. Tem 41 orientações completas na graduação e duas no Curso de Especialização em Estudos de Jornalismo. No Curso de Jornalismo da UFSC, lecionou as disciplinas de Introdução às Artes Gráficas, Planejamento Gráfico, Edição e criou as disciplinas de Editoração e Webdesign Aplicado ao Jornalismo, assim como a optativa Infografia para Internet. No EGR no Curso do Design, onde é professor atualmente, ministra as disciplinas de Projeto 18, Animação 2D Avançada, Criação de Personagem e Caricatura e Charge Animada. Colaborou com charges e ilustrações para o jornal Zero Hora e Folha da Manhã e ilustrou livros infantis para a Editora Kuarup, em Porto Alegre, RS. Publicou quadrinhos na Editora Rainha, Santa Maria, RS, na Grafipar, Curitiba, PR e Editora Bloch, Rio de Janeiro. Colaborou com a Revista Playboy, com uma página de humor por mais de dois anos. Tem publicada uma coletânea de charges, Humor Diário, do período em que trabalhou no Diário Catarinense como editor de arte e chargista e escreveu, ilustrou e editorou o livro infantil "A Pequena Grande Marília" (7ª edição), pela Editora Sophos, Florianópolis, SC.


Davi Leon Dias:
Ilustrador e quadrinista agenciado pelo estúdio Ed Benes. O mesmo estúdio manda artistas para o mercado americano e europeu de quadrinhos.
Contato: davileon@gmail.com



Dennis Kerr Coelho:
Dennis Kerr Coelho é graduado em Ciências da Computação (UFSC, 2002) e Mestre em Inteligência Artificial (UFSC, 2005), é doutorando do EGC, sob orientação do Professor João Bosco da Mota Alves, na área de Engenharia do Conhecimento. Atua como professor no curso de Jogos Digitais da UNIVALI. Faz parte do quadro de professores do SENAC-TI. É sócio-diretor da empresa PalmSoft Tecnologia, especializada no desenvolvimento de jogos eletrônicos. Atualmente exerce o cargo de Diretor da Vertical de Games da ACATE(Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia) E-mail: dennis@palmsoft.com.br.


D´Imitre Camargo Martins:
Graduado em Publicidade e Propaganda e Pós-graduado em Artes Visuais. Há mais de 10 anos trabalha em empresas de comunicação como BZZ e SENAI-SC. Fez direção de arte, ilustração e arte-final para clientes como Estácio de Sá, INPI, Schincariol e Costão do Santinho. Em 2011 e 2012 foi criador e curador da ExpoArte HQCON. No final de 2011 foi um dos 08 artistas selecionados no Estado para participar da primeira revista em quadrinhos de Santa Catarina, a revista Catacomics 01. Trabalha no SENAI Florianópolis desde 2009 e já atuou como ilustrador, professor, coordenador e mais recentemente como orientador técnico na área de Artes, Produção Cultural e Design onde ajudou a criar cursos nesta área. Foi ilustrador de jogos para ensino a distância (EAD) para o Brasil todo, em 2012 criou o jogo Super Contos da Ilha e mais recentemente criou em parceria com Henrique Muller o Jogo Cambirela Adventure (mais de 30 mil acessos em uma semana). Criador dos eventos Semana de Animação SENAI 2013 e do Game Day SENAI 2014.
Portfólio: http://dimiarts.deviantart.com/gallery

Henrique Luiz Pereira Oliveira:
Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som - LAPIS onde desenvolve pesquisas relacionadas à produção de audiovisuais para o ensino da História utilizando técnicas de animação e investiga metodologias para a utilização de audiovisuais no ensino.


Juliano Varela Kahl:
Graduado em Publicidade e Propaganda e Letras, é especializado em Redação Publicitária, Direção de Criação, Estratégias de Marketing e de Comunicação. Na carreira de publicitário, começou como trainee em redação na agência Prime DBBS, foi redator nas agências Hot, One WG, Gas e MediaCom (atual Sambba) onde se tornou Diretor de Criação. Hoje é Diretor Executivo e de Criação da (ar) propaganda, agência fundada pelo próprio em 2006. Nesta trajetória, foi responsável criativo por campanhas para clientes como: Hering, Makenji, Secretaria de Estado de Saúde, Prefeitura de Itapema, Unochapecó, Álamo Construtora, WK Imóveis, entre mais de trinta outras empresas.


Leonardo Minozzo:
Formado em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina / Brasil (2006). Pós Graduada MBA, na Fundação Getúlio Vargas, na área de marketing (2008). Mestrado em Gestão do Design e Branding e da UFSC (2012). Tinha experiência em Marketing e Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, Transmedia Projetos, Digital Media, Computação Gráfica e design interativo. Professor de cursos de graduação em Tecnologia de Produção, Publicidade e Design Gráfico na Univali / Florianópolis, ensinando as disciplinas de Marketing, Empreendedorismo e Publicidade Digital. Também trabalha como diretor comercial e tecnologia no Cafundó Estúdio Criativo.



Luiza Lins:
Luiza Lins é catarinense e realizou os seus estudos na cidade do Rio de Janeiro e Nova York. Trabalhou como atriz no programa infantil Revistinha, da TV Cultura de São Paulo, como dubladora profissional na empresa Álamo SP, e em várias peças teatrais.
Trabalhou em TVs como apresentadora de telejornal e realizou, como produtora executiva, vários documentários, entre eles “Arquitetura na Ilha de Santa Catarina” e “O Capitão Imaginário”, este último premiado como o melhor filme ecológico do Brasil de 2002.
Foi produtora do Programa “A Escola TV”, do Governo de Santa Catarina, e de outras produções voltadas à educação.
Em 2002, criou a empresa Lume Produções Culturais e idealizou e realizou a primeira Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, evento pioneiro no Brasil que promove a inclusão social, a educação através do cinema e o desenvolvimento do cinema infantil nacional.
Realiza encontros e seminários para o fortalecimento do cinema infantil brasileiro em todo o país. Foi vencedora, por duas vezes, do Edital Curta Criança, do Ministério da Cultura, e realizou os filmes: “O Mistério do Boi de Mamão” em 2006, e “Campeonato de Pescaria” em 2009.
Foi presidente da Cinemateca Catarinense – ABD/SC entre 2006 e 2008. Participou na equipe de curadoria infantil da Programadora Brasil/MINC em 2008,2009 e 2012, projeto que visa a democratização do conteúdo do cinema nacional. Desde então disponibiliza todos os filmes inscritos nas Mostras de Cinema Infantil para a Programadora Brasil em uma parceria que visa democratizar cada vez mais o acesso das crianças ao cinema.
Recebeu Medalha de Mérito Cultural Cruz e Souza do Conselho de Cultura do Estado de Santa Catarina em 2008, pelo trabalho desenvolvido na Mostra de Cinema Infantil.
Participou como jurada infantil do Festival de Cinema Infantil e Jovem Adultos de Hamedan, no Irã, no Festival Prix JeunesseIberoamericano de São Paulo, no Festival Nueva Mirada em Buenos Aires.
Recebeu Moção de Aplauso da Câmera de Vereadores de Florianópolis pelo trabalho realizado na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e por levar mais de 100.000 crianças da cidade ao cinema.
Participou do Pitching do Buff Festival, em Malmö, na Suécia em 2009 e 2010.
Lançou o DVD duplo “O Mistério do Boi de Mamão” e Campeonato de Pescaria e distribuiu para cineclubes, escolas e pontos de cultura de todo o Brasil.
Recebeu o Prêmio Franklin Cascaes, da Secretaria Municipal de Cultura de Florianópolis, por Destaque Cultural em Cinema no ano de 2010. Foi homenageada no Festival de Atibaia em 2011 por realizar a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis há 10 anos.
Em 2011 lançou a Caixa Comemorativa dos 10 anos da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis contendo 33 filmes de curtas metragens brasileiros e distribuiu gratuitamente 2.000 exemplares para cineclubes, escolas e pontos de cultura de todo o Brasil. Lançou também um canal exclusivo de cinema infantil na internet, no site: www.filmesquevoam.com.br.
Em 2011 recebeu o Prêmio Pontinho de Cultura do Ministério da Cultura pelo trabalho de divulgação e circulação de filmes infantis brasileiros por todo o país.
Participou do 1º Encontro Nacional de Cultura Infância, realizado pela Secretaria de Cidadania Cultural, do Ministério da Cultura em 2011 no Rio de Janeiro.
Em 2012 participou do pitching no Fórum de Financiamento na Suécia com dois projetos brasileiros, Tainá 3 e Tarsilinha, e fez palestra sobre o cinema infantil brasileiro dentro do Seminário “Olá Brasil!” no Festival.
Participou como palestrante do VI Encontro Internacional de Cinema e Educação na UFRJ, e do Com Kids, em São Paulo.
Em 2013  foi vencedora do Edital Catarinense de Cinema na categoria vídeo com o filme “O Sumiço da Coroa. O filme foi lançado na abertura da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis do mesmo ano.
Participou de Seminário sobre Cinema Infantil no Mundo no Festival de Cinema de Estocolmo, onde exibiu também o filme “O Sumiço da Coroa” seguido de bate papo.
Realiza Mostras de cinema para crianças em várias cidades catarinenses e de todo Brasil (Triunfo, Vitória da Conquista, Aracajú, Salvador, Campos de Jordão, São Luiz , Porto Alegre, Bonito e etc.) Realiza curadoria para vários Festivais de Cinema Brasileiros (Brasília, Amazonas e etc..) e faz palestras sobre Cinema e Educação em várias universidades e eventos por todo o país.
Faz parcerias com cineclubes para disponibilizar o acervo da Mostra Infantil, sempre com o objetivo de divulgar e promover o cinema brasileiro. Idealizou o Circuito de Estadual de Cinema Infantil que acontece em mais de 150 municípios catarinenses e também no Ceará.
Participou da TEIA 2014 em Natal junto com o Grupo de Trabalho da sociedade civil que atua no Ministério da Cultura por uma política transversal para de Cultura para a Infância.
É a produtora local da Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Florianópolis, uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que acontece em todas as cidades brasileiras.
- See more at: http://www.mostradecinemainfantil.com.br/quem-somos/equipe/luiza-lins/#sthash.GHuJBZ0a.dpuf


Marcelo Amado:
Autor de Belo Horizonte (MG) e reside atualmente no Paraná. Começou a escrever em 2004, inspirado nos contos de escritores nacionais de literatura fantástica. É fã de Ken Follett, Edgar Allan Poe, Ray Bradbury, Augusto dos Anjos e outros, e brinca com as palavras sem compromisso com gênero ou estilo literário. Autor do livro de contos ?Aos Olhos da Morte? e co-autor em mais de 20
coletâneas nacionais de literatura fantástica. Já organizou várias antologias da Editora Estronho. É o editor responsável por cerca de 65 publicações das editoras Estronho, Fantas e Página 42 (e contando...). Criador do site Estronho e Esquésito, fundado em 1996 -
www.estronho.com.br e um dos idealizadores do evento Mondo Estronho.


MAURICIO VENTURI:
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes/SP, atua na área audiovisual e arquitetônica. Na produção de vídeo há 20 anos, trabalhou como diretor de comerciais e programas de televisão para TV Bandeirantes e TV Senac. Desde 1998 é produtor independente de projetos autorais de caráter cultural. Trabalha como diretor e produtor executivo. Entre suas produções atuais destaca a codireçãoda série infantil Turma do Papum.
Contatos: mauricio@contraponto.tv/ (48) 8411 6229/ 3269 8679


MÔNICA STEIN:
É professora doutora no curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nas áreas gráfica, de produto, e animação. Estudou na UFSC, no Massachusetts Institute of Technology - MIT (2001) e na Harvard University (2007). Dentre suas áreas de pesquisa, relacionadas a "Estratégia", uma das mais significativas é a de "Gestão do Design Aplicada à Indústria Criativa". Em 2010, a professora se inseriu também no universo dos Games, e desde então coordena o Grupo G2E [Grupo de Educação e Entretenimento], no qual desenvolve o Indie Game "The Rotfather", que esteve presente na Mostra de Artes do SBGames 2013, e atualmente concorre no "Festival de Jogos - Categoria Jogos em Produção/Desktop" e "Mostra de Artes - Categoria Processo Artístico" no SBGames 2014. 


Policarpo Graciano:
Trabalha na empresa Animaking desde 2000, tendo atuado como produtor e animador em muitas Produções de Publicidade e conteúdo.Iniciousua carreira fazendo cenários de filmes de Stop-motion, desde então foi se aprofundando na técnica e recentemente trabalhouno longa metragem "Minhocas, o Filme" nas funções de Coordenador de Estúdio, Animador e Produtor. 
A Animaking é uma produtora de animação com foco em stop motion. Ao longo de 10 anos produziu em torno de 60 filmes publicitários e desenvolveu tecnologias proprietárias para a produção de bonecos, cenários, adereços e motion control.
Em 206 produziu e dirigiu o curta-metragem Minhocas, que foi premiado em importantes festivais de animação como p AnimaMundi e o JVC Tokyo Video Festival no Japão. Como resultado a Animaking produziu o seu primeiro longamentragem que teve seu lançamento internacional no ano de 2013.


Rubens Portillo:
Profissional do ramo da fotografia e com formação em fotografia. Tem buscado sempre eternizar momentos únicos. Registra eventos como aniversários, casamentos e festas particulares. Além de fotógrafo tem conhecimento em edição e em tratamento de imagens. Na busca da melhor qualidade em cada clic.


Sergio Tastaldi:
É dramaturgo, diretor e produtor de teatro e de eventos, criador de bonecos e animações, ator e manipulador de bonecos. Faz trilhas sonoras e arranjos musicais. Ministra oficinas de confecção de bonecos, principalmente com a tecnologia do látex, que domina. Seus espetáculos já foram levados para todo o Brasil e para a Europa.
Formado em Odontologia pela PUC Campinas, cursou também Jornalismo na Faculdade Casper Líbero, em São Paulo.
Foi Diretor de Arte da Rede Globo de São Paulo, de 1976 a 78; da TV Cultura – SP, de 1978 a 79; da Rede Bandeirantes, de 1982 a 83; e da extinta TV Tupi, de 1971 a 76.
Foi diretor musical de shows de Jô Soares, entre 1972 e 80; chargista e ilustrador da Folha de São Paulo, em 1978 e 79; professor de Desenho de Propaganda da Unicamp, em 1986 e 87; e professor de Desenho Animado em sua própria escola, de 1979 a 82, e no MIS – SP, de 1982 a 84. Recebeu premiação no Festival Internacional de Cinema de Cuba com seu trabalho Cinema Feito a Mão, em 1988.
Promoveu o Iº Encontro Brasileiro do Cinema de Animação no MIS – SP, em 1981, e a Iª Feira do Desenho Animado no SESC Pompéia, em 1982.
Criou o boneco Tomi, integrante do Show Xuxa, em1990, o qual foi transformado em brinquedo pela MIMO e vendeu cerca de 150.000 unidades.
Produziu programas infantis para a TV, como O Bicho de Goiaba, apresentado em Brasília pela Radiobrás, em 1982; e Capivara e Lig-o-Plug, apresentados na TV Gazeta – SP de 1983 a 88.
Em 1990 criou e protagonizou o oneman show Lig-o-Plug, que ficou em cartaz por dois anos na cidade de São Paulo.
Em Florianópolis desde 1995, abriu a empresa Studio Sérgio Tastaldi com Márcia MoellmannPagani. Juntos, criaram e produziram mais de 20 espetáculos e esquetes, além de exposições, e trilhas sonoras para teatro e programas de TV.
Seu personagem Professor Papum fez parte da bancada de jornal televisivo catarinense entre 1996 e 97, fazendo reportagens voltadas para o público infantil.
Abriram a primeira casa de festas infantis de Florianópolis, também local de apresentações teatrais para escolas, e promoveram a visita de alunos da região da Grande Florianópolis ao Rancho do Papum, fazendinha-modelo da família de Márcia, cheia de atrações culturais e educativas.


Waleska Ruschel:
Professora de Ilustração e Animação SENAI Florianópolis, animadora, quadrinista, e estudante da UDESC - Artes Visuais. Apaixonada por quadrinhos e animação, curte muito fazer storyboards. Lançou recentemente a revista em quadrinhos Nível Zero, pela Editora Estronho (PR - Curitiba).
 
SAS 2016 © 2013 | Plantilla diseñada por Ciudad Blogger