Regulamento PRÊMIO SAS - DESFILE DE COSPLAY 2016
2.11.16
REGULAMENTO:
O presente
regulamento objetiva-se a proporcionar o bom andamento do prêmio de Cosplay,
assegurando a igualdade de condições a todos os participantes inscritos.
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O
prêmio é aberto para qualquer pessoa acima de cinco anos presente no evento,
desde que dentro das regras do prêmio;
1.2. A
apresentação do prêmio será Individual em Desfile;
1.3. São
considerados válidos os cosplays de personagens originados de qualquer tipo de
mídia desenhada, fotografada ou filmada, não importando a origem étnica do
mesmo, desde que o personagem seja de acesso público;
1.4. Serão
desclassificados personagens originários de fanzines e fóruns, blogs, assim
como cosplays originais, visuais, cosplays de pessoas reais (excluindo-se
personagens ou representações baseados em pessoas, em mídia oficial, unicamente
em caráter de ficção. Só serão aceitas apresentações baseadas na respectiva
obra de ficção);
1.4.1.
Personagens genéricos, como Ninjas genéricos, Shinigamis genéricos, Akatsukis
genéricos, entre outros, poderão se apresentar, porém não terão nota;
1.4.2.
Personagens de classes genéricas que possuem visual único representativo da
classe em universo que não possua qualquer personagem relevante com mesmo
visual ou que possa confundi-lo com um são válidos, ainda que não tenham
individualidade de caráter como personagens, como, por exemplo: Storm Troopers,
classes de Ragnarok Online, etc;
1.5. É
vetada a participação de membros da comissão organizadora, juízes,
coordenadores e staffs do evento que estejam ligados ao prêmio, sendo permitida
a participação de convidados (como palestrantes, professores de workshops) e
vendedores terceirizados;
1.6. É
permitida a participação e representação de personagem de mídia adulta, desde
que esteja de acordo com todos os critérios deste corpo de regras;
1.7. O
participante que não colaborar com o bom andamento do prêmio, conforme a
gravidade da infração poderá ter sua participação suspensa durante o período de
um ano em todos os prêmios que forem organizados;
1.7.1.
Entende-se por não colaboração: causar atraso durante o prêmio, descumprir as
regras do prêmio e evento, não apresentar documentos ou informações solicitadas
pela organização, ter atitude desrespeitosa e ou imoral durante o evento,
desrespeitar staffs e coordenadores em suas funções, entre outras atitudes que
atrapalhem o bom andamento do prêmio ou evento;
1.8. Ao
assinar a ficha de inscrição, os participantes declaram estar de pleno acordo
com as regras do prêmio, e devem preencher de forma completa todos os campos
solicitados antes de entregar;
1.9. Uma vez
inscritos no prêmio, os cosplayers cedem os direitos de todas as suas imagens e
sons (vídeo e fotografias) relacionados ao prêmio e evento;
1.9.1. Como
caráter publicitário e jornalístico, as imagens do prêmio serão utilizadas em
diversas formas de mídia, como programas televisivos, websites, jornais e
revistas. Não haverá compensação financeira pela cessão das imagens para fins
promocionais e de divulgação.
2. CATEGORIA DO PRÊMIO
2.1.
Individual - Desfile: Na categoria Desfile, individual, o participante se
preocupa apenas em mostrar sua roupa (cosplay) para os juízes, subindo ao palco
e andando pelos lugares designados, fazendo uma breve pausa em frente à plateia
e aos juízes para ser avaliado.
2.2. O
cosplayer pode subir ao palco para encenar algo que seu personagem faz ou faria
durante a série, baseando-se inteiramente em seu universo de origem e
reproduzindo traços de personalidade como postura, falas e poses
características;
2.3. Os participantes são livres para usar a
criatividade e fazer algo que seu personagem não faria normalmente (exemplos:
Ash, do anime Pokémon, admitindo a derrota e montando um pet shop, ou ainda
sobre o que ele faria num mundo alternativo onde as lutas entre pokémons são
proibidas).
3. INSCRIÇÕES:
3.1 As
inscrições deverão ser feitas antes do início do prêmio, online pelo site do
evento (gamedaysenai.blogspot.com) ou durante o evento 3º Game Day Senai 2016,
no stand do SENAI, até o 12 de novembro
de 2016 e encerram-se meia hora antes do
início do prêmio (encerramento inscrições às 13h30).
3.2. Somente
serão consideradas válidas as inscrições feitas com letra legível e contendo
todas as informações solicitadas na ficha, inclusive os dados pessoais do
participante (nome completo, RG, data de nascimento, cidade e e-mail);
3.2.1. Nas
inscrições, os participantes deverão definir, ao preencher a ficha;
3.2.2. Deve
constar na ficha de inscrição, também, um resumo da apresentação que será
feita, bem como descrição de materiais e cenários que serão usados no palco;
3.3. O
cosplayer poderá participar na categoria Individual – desfile;
3.4.
Material de referência (imagens e informações referentes aos personagens que
serão interpretados) poderá ser usado, e este deve ser entregue junto com a
inscrição;
3.5. A
organização permite que o áudio da apresentação seja ao vivo (exemplo
apresentação com cantoria), porém não se responsabiliza por eventuais falhas
e/ou problemas com microfones e afins;
3.6. Os
participantes do prêmio não poderão utilizar trilha. Será utilizada apenas o
som ambiente da organização;
3.7. Os participantes
irão receber no ato de sua inscrição o número de ordem de sua apresentação que
estará na sua ficha de inscrição, e o cosplayer é responsável por estar na fila
15 minutos antes do início do prêmio;
3.7.1. Os
cosplayers organizados em fila deverão manter-se nela até o momento de sua
apresentação. Caso saiam do local estipulado pelo responsável, poderão ser
desclassificados;
3.8. O
número máximo de participantes será de Categoria Individual - desfile:
25 (vinte e
cinco) pessoas;
4. APRESENTAÇÃO
4.1. Os
participantes inscritos no prêmio deverão comparecer no local indicado para
apresentação com antecedência de no mínimo 15 minutos do horário anunciado para
início das apresentações, e manterem-se na fila conforme ordem de inscrição;
4.2. As
apresentações seguirão ordem do número de inscrição, e cada candidato será
chamado pelo nome para sua apresentação. Caso o participante não compareça no
momento, o mesmo será automaticamente movido para o final da lista para uma
segunda chamada, e poderá sofrer penalidade na nota caso a justificativa do
atraso não for aceitável para a coordenação;
4.2.1. O
não-comparecimento do participante na segunda chamada para a apresentação
implicará em sua desclassificação no prêmio corrente;
4.3. O
participante que for desclassificado por WO (ausência) não poderá se inscrever
novamente no ano seguinte sem a devida justificativa por escrito para a
coordenação do prêmio;
4.4. Caso o
participante desista de se apresentar, deve informar antecipadamente à
organização do prêmio;
4.5. Os
cosplayers devem entrar e sair do palco pelos lados indicados no dia, assim
como interagir com os equipamentos de palco da maneira como forem instruídos;
4.6. Os
participantes terão 01:30 (um minuto e trinta segundos) para suas
apresentações.
4.6.1. O
participante que possui cenário terão 30 (trinta) segundos para montagem e 30
(trinta) segundos para desmontagem do cenário antes e após a apresentação,
intransferíveis;
4.6.2. O
cosplayer que extrapolar o tempo permitido na apresentação receberá penalidade
na nota final, que poderá variar conforme o tempo extrapolado;
4.7.
Materiais de efeitos podem ser usados, desde que sejam secos. Não será
permitido o uso de líquidos ou materiais viscosos. Também não será permitido o
uso de acessórios ou objetos que possam colocar em risco a integridade física
dos cosplayers, do público e/ou dos jurados, tais como: fogos, explosivos,
armas de corte, armas brancas, armas de fogo, abrasivos, corrosivos, tinturas
tóxicas, solventes, extintores, entre outras substâncias nocivas;
4.7.1. O
porte destes objetos dará ao evento a autoridade da barrar os visitantes na
entrada e recolher o mesmo;
4.7.2. É
proibido o uso de qualquer banner ou faixa durante as apresentações no palco
divulgando algum site ou empresa sem autorização do evento;
4.7.3. O
evento não disponibilizará tomada ou qualquer instalação elétrica auxiliar no
palco;
4.8. É
terminantemente proibido pular e jogar objetos de qualquer natureza para fora
do palco;
4.9. Todo e
qualquer material que os cosplayers trouxerem e utilizarem em sua apresentação
deverá ser recolhido pelos mesmos ao término da apresentação, incluindo
materiais descartáveis ou artifícios que causam qualquer tipo de sujeira ou
poluição no ambiente;
4.10. Para
todos os efeitos, valerá o tempo cronometrado pela comissão organizadora, não
valendo cronometragem de terceiros e/ou outras formas de apuração;
4.11.
Entende-se como início da performance o momento em que a música ambiente começa
a tocar ou o momento em que o cosplayer fizer um sinal previamente acordado com
a organização (caso a performance não comece com música);
4.12.
Entende-se como fim da performance o momento em que a trilha sonora acaba e os
cosplayers agradecem;
4.13. Cada
participante só pode subir ao palco com um staff pessoal, se precisar, e este
deve usar camiseta predominantemente preta. Deve ser informada a utilização do
staff no momento da inscrição do cosplayer;
4.13.1. A
atuação do staff particular deve ser limitada e coerente. Os juízes serão
instruídos a observar e reportar abusos, ocasionando em desclassificação.
Exemplo: manipulação de marionetes ou fantoches, interpretação de segundo
personagem etc.;
4.14. Não
será permitido o uso de cenários ou acessórios que precisem ser pendurados, pregados,
colados ou fixados no teto e/ou chão. Os cenários e acessórios devem ser de
fácil manuseio e transporte;
4.15. O
evento e coordenação do prêmio não se responsabilizarão por eventuais acidentes
que ocorram durante as apresentações;
4.16. A
interação com a plateia e os apresentadores do prêmio não é proibida, desde que
seja coerente com o personagem e não cause ofensas, constrangimentos, nem
exceda o tempo estipulado para a apresentação ou atrapalhe o andamento do
prêmio;
4.18. As
apresentações serão assistidas por pessoas de todas as idades, de crianças a
adultos. Por isso, é exigido dos participantes bom senso para a definição de
suas apresentações;
4.19.
Ofensas (palavrões), apelo sexual exagerado, posturas que não são
características do personagem representado serão considerados pelos juízes como
critério para a desclassificação imediata do mesmo;
4.20. Em
caso de apresentação que fira as disposições criminais, como atentados ao pudor
e aliciamento de menores, os mesmos ou seus responsáveis legais responderão criminalmente
por seus atos;
4.21.
Apresentações que receberem desclassificação imediata por violarem alguma das
regras que prejudiquem o prêmio, pessoas ou evento poderão ser interrompidas,
sem aviso prévio, e seus participantes não terão direito de nova apresentação;
4.22. A
comissão organizadora do prêmio se reserva ao direito de, em qualquer momento,
analisar e verificar a apresentação de cada participante. Caso considerem que
algo dentro da apresentação possa descumprir qualquer uma das regras citadas, como
oferecer risco aos participantes, à comissão, prestadores de serviço, jurados,
convidados, público do evento e demais pessoas que estiverem no local da
apresentação, poderão vetar a utilização de quaisquer materiais que considerem
perigosos e/ou desclassificar o participante, não podendo referida decisão ser
contestada;
5. JULGAMENTO
5.1. A banca
julgadora que avaliará as apresentações será formada por 5 (cinco) jurados
previamente cadastrados junto à organização do prêmio;
5.2. As
notas serão dadas pelos jurados, e as médias entre elas serão as notas finais;
5.3. Os
quesitos de julgamento para as apresentações serão “Performance” , “Cosplay” e
”Fidelidade”.
5.3.1. Performance: interpretação ou
criatividade, impacto da apresentação, desenvoltura no palco, coerência,
sincronia de movimentos e harmonia da apresentação;
5.3.2. Cosplay: acabamento da
vestimenta e se é manufaturada e/ou customizada, similaridade aos trajes
originais do personagem, riqueza de acessórios e detalhes. Não será levada em
conta a constituição física do participante, mas se ele dará ênfase nas saídas
técnicas usadas na execução da roupa;
5.3.3. Fidelidade: fidelidade do
cosplayer quanto a roupa e interpretação ao personagem;
5.5. As
notas para os itens Performance, Cosplay e Fidelidade terão intervalos de 0,25
ponto numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo zero a nota mínima e dez a nota
máxima;
5.6. Será
considerado campeão o cosplayer que obtiver a maior nota na somatória de todos
os critérios;
5.7. Em caso
de empate na soma total dos pontos, será favorecido o cosplayer que tiver a
maior média no quesito “Performance”;
5.7.1.
Persistindo o empate, o próximo critério de desempate será a média de pontos em
“Cosplay”;
5.7.2. Ainda
persistindo o empate, a comissão organizadora decidirá quem será o campeão;
5.8. A
decisão final da coordenação e jurados é irrefutável e inquestionável.
6. PREMIAÇÃO
6.1. A
divulgação dos vencedores será feita junto à entrega dos prêmios no final do
evento, no palco. Haverá premiação ao 1º colocado;
6.2. Os
vencedores e resultados serão divulgados após o evento no site oficial;
6.3. O ganhador
ganhará um kit prêmio, composto por diversos brindes do evento e dos estandes
apoiadores, além do prestígio de ser ganhador e mídia espontânea.
7. OBSERVAÇÕES FINAIS
7.1 As
regras são passíveis de mudanças sem aviso prévio, visando o melhor
desenvolvimento do prêmio;
7.2. É
responsabilidade dos organizadores do prêmio o cumprimento destas regras;
7.3. Os
casos omissos no regulamento serão analisados pela comissão organizadora e a
decisão será soberana e inquestionável.
Mais informações:
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