Entrevista com a madrinha do SAS Aline Belli (Belli Studio)
14.10.14
Entrevista com a madrinha do SAS Aline Belli (Belli Studio):
1. Equipe SAS: Como surgiu o Belli
Studio, e o que fez você se apaixonarem por esse ramo?
Resposta Aline: A Belli Studio surgiu em 1999, primeiramente focada para
ilustrações de livros infantis. No início eu dava aulas no curso de Publicidade
e Propaganda da Furb e da Uniasselvi e vinha para dar uma força no atendimento
e na parte administrativa. Cheguei a me questionar muitas vezes se não estava
embarcando num sonho do Rubens (meu marido) e qual era exatamente o meu papel
em toda esta arte. Em 2001 fizemos nosso primeiro curta-metragem e ganhamos o
Prêmio Cinemateca Catarinense com o desenho: Aventuras na Ilha da Magia. Com
isto pudemos estruturar uma pequena equipe e começar a prestar serviços na área
de animação para publicidade e também fizemos diversos curtas para o mercado
editorial. Entre 2006 e 2007 fizemos para o Beto Carrero uma série de 21
episódios em animação clássica para os seus personagens. Neste momento já me envolvi nas negociações e comecei a entender mais de produção de série.
Entregamos o último episódio ao Beto em dezembro de 2007 e ele morreu no inicio
de 2008 levando junto o sonho de ver a primeira série do sul do Brasil num
canal de TV aberta... guardamos com muito carinho este depoimento - dele sobre
Belli Studio: http://youtu.be/VapWrn228II?t=5m43s
A partir de 2009 conhecemos a ABPITV (Associação Brasileira de Produtores Independentes) e o programa BTVP (Brazilian TV Producers). A partir daí começamos a viajar para eventos internacionais e testar ideias de projetos nossos. Aprendemos que é importante trabalharmos com 05 projetos diferentes - em estágios diferentes de desenvolvimento - para apresentações para players do mercado. E, ao observar o que se movimentar melhor, se a estrutura da empresa é pequena, coloca os outros projetos em stand by e foca naquele que teve retorno mais positivo para virar produção. Não é fácil tirar um projeto de série do papel. É caro, é preciso ter equipe, é preciso ter emissora de TV (a internet não conta para acessar fundos) e tem muuuuito tempo de dedicação. Os projetos - da ideia original - ao início da produção levam em média entre 3 a 5 anos para acontecer. Neste estágio descobri minha paixão - trabalhar na área de produção executiva de projetos de animação e fazer a costura de talentos, financeiro - leis, patrocinadores, apoiadores, investidores, ideias de lindas historias que farão a diferença na vida das pessoas por terem uma mensagem por trás é o que amo fazer. Um propósito de vida - deixar um legado positivo, que toque as pessoas atrás de uma história em que elas possam se ver ou se divertir para tornar a vida mais leve. ;-)
2. Equipe SAS: Como você vê a
produção cultural e cinematográfica no Brasil hoje, e quais os projetos
brasileiros que estão sendo bem sucedidos aqui e no exterior?
Resposta Aline: Estamos ainda engatinhando, mas com premiações
internacionais já chegando. Temos ainda muito para aprender no sentido de
tornar nossa atividade sustentável. O papel do governo é ensinar o filho a
caminhar - e ajudar protegendo o mercado, fazendo leis de incentivo, mas um dia
isto vai deixar de existir e temos que ter algo que dê retorno, que se sustente
e alimente a cadeia produtiva como um todo.
Eu estive em Annecy quando o longa: Amor e Fúria ganhou a maior
premiação. Foi uma emoção assistir na França um filme em Português, com legenda
em Francês e depois ver a premiação! Quem trabalha nesta área de contação
de histórias - como é o cinema, as séries para TV, as animações infantis...
tem que amar muito esta arte e achar que vale a pena! Ainda é um caminho bem difícil,
mas as coisas começaram a acontecer e isto é muito animador!
Ano passado o Brasil ganhou novamente o prêmio em Annecy com O Menino e o Mundo. Foi indicado ao Emmy Canadense de melhor série infantil com o Meu Amigãozão... tudo isto reflete talento! São prêmios de expressão. Precisamos agora é movimentar nossa bilheteria interna - as pessoas precisam ver mais estas produções, os filmes brasileiros, e ver que os profissionais estão aumentando seus gabaritos e os trabalhos estão ficando incríveis - com orçamentos que Hollywood duvida que uma produção de qualidade possa ser feita!
Ano passado o Brasil ganhou novamente o prêmio em Annecy com O Menino e o Mundo. Foi indicado ao Emmy Canadense de melhor série infantil com o Meu Amigãozão... tudo isto reflete talento! São prêmios de expressão. Precisamos agora é movimentar nossa bilheteria interna - as pessoas precisam ver mais estas produções, os filmes brasileiros, e ver que os profissionais estão aumentando seus gabaritos e os trabalhos estão ficando incríveis - com orçamentos que Hollywood duvida que uma produção de qualidade possa ser feita!
3. Equipe SAS: Quais as leis e
incentivos à cultura que você indicaria para as empresas do segmento do
áudio-visual?
Resposta Aline: Temos a lei Rouanet e a Lei do Audiovisual em seus
diversos artigos. Cada uma com sua especificidade. No estado temos o Prêmio
Cinemateca Catarinense e o ICMS não pode ser usado para estas produções - como
é o caso de SP e RJ. Lá a união dos produtores já conseguiu movimentar bastante
no poder público - o que nos falta ainda por aqui. O Estado e os Municípios
precisam entender que investir em produção de conteúdo é divulgação, é geração
de empregos e renda, é movimentação de ativos.
4. Equipe SAS: Quais os cursos e
segmentos que você aconselha os seus colaboradores a fazer?
Resposta Aline: sempre penso que o profissional precisa ser especialista
no que decide fazer, sem esquecer-se de olhar ao redor e ver os complementos.
Um animador, por exemplo, precisa entender muito de movimento. Mas é importante
também entender de volumes, perspectiva, anatomia. É importante estar sempre se
exercitando e entender que o software é uma ferramenta - não um 'ser pensante'.
Nada substitui o artista. Também é legal ele entender um pouco de cores (para
dar clima as cenas), mesmo isto sendo feito por outro profissional, entender de
software (mais de um!!) e ver como isto pode dar um gás para o seu trabalho. Ah
- o animador também é um contador de histórias. Ele também vai ter que contar
uma história em uma cena, observar o que vem antes e depois, dar um clima
(expressões) - entender de sentimentos. Trabalhar em equipe, saber se expressar
(fazer um curso de oratória é bacana também!!). Aqui estamos sempre
movimentando alguma coisa em termos de curso e estudo... desenho clássico,
escultura (clay), storyboard e concepção de cena, desenho de observação (já
fomos para uma laboratório de biologia e a galera desenhou diversos bichos
empalhados, depois fomos com o grupo para um zoológico para observarem
movimentos e desenharem também. Ainda quero trazer aqui no studio uma aranha
caranguejeira para deixar na mesa e ver o que sai de sketches (vou ficar do
lado de fora da sala rsrsrs). Animação é movimento. Movimento é pesquisa.
Pesquisa é treino. Treino é perseverança. :-)
5. Equipe SAS: Vocês terceirizam o
trabalho de áudio? Têm algum profissional dessa área no estúdio?
Resposta Aline: Sim, terceirizamos o áudio. Fazemos muitas vezes vozes
guia para animatics no studio, mas elas não tem "atores" de
verdade... São apenas referência. Entendemos que áudio é parceria, compromisso.
E é uma arte complementar que não vale a pena hj termos na estrutura.
6. Equipe SAS: O que o animador
precisa ter e ser para se encaixar neste ramo?
Resposta Aline: Conhecimento. Técnica. Saber trabalhar em equipe. Saber
ouvir e interpretar uma história em cenas. Buscar sempre se aperfeiçoar.
Comentei mais coisas na pergunta 04.
7. Equipe SAS: Seria possível ter
algum projeto de desenho animado feito por estudantes apadrinhado pelo Belli
Studio?
Resposta Aline: Vcs querem dizer com acompanhamento da Belli Studio? Que
tipo de projeto? Um curta? Como seria este acompanhamento (o que se espera)? Ou
a ideia aqui é apresentar um projeto de série ou longa para posterior
desenvolvimento? Podemos agendar 'pitchings' para isto - desde que o formato
seja previamente definido. Talvez um sessão de pitching num evento seja legal.
Já é um treinamento bacana para uma pessoa que tem uma ideia. Geralmente os
pitchings tem 10 minutos - e o criador precisa contar sua historia neste tempo
e fazer a pessoa que está ouvindo se apaixonar.
8. Equipe SAS: Em todos esses anos
quais são as maiores dificuldade enfrentadas pelo Belli Studio?
Resposta Aline: Tivemos momentos diferentes... qdo fizemos 10 anos, por
exemplo, percebemos que fazíamos de tudo em ilustração e animação 2D mas não
estávamos comunicando isto de forma eficiente - não estávamos especialistas em
nada... então reformulamos e focamos em séries de animação 2D para TV, ilustras
para livros infantis e mapas humanizados (para parques temáticos ou cidades).
Aí as coisas começaram a fluir diferente. Qdo o Beto Carrero morreu, passamos
por um aperto gigante... tínhamos uma equipe com mais de 30 pessoas e uma
segunda temporada de desenho animado já engatada - que acabou nunca
acontecendo. Tivemos que demitir 17 pessoas em duas semanas... foi um
terror. Temos ainda dificuldade de manter uma linha de produção constante
na área de series para TV, com pagamentos regulares (o fundo setorial atrasa muito,
é super-difícil captar por lei de incentivo) o que acaba impactando no nosso
fluxo de caixa. Enfim... coisas de dia a dia que a gente vai lidando para poder
continuar fazendo o que amamos fazer.
9. Equipe SAS: Vocês têm um plano de
estágio?
Resposta Aline: trabalhamos com "trainnee" - que são contratos
por tempo determinado com estudantes ou recém formados em animação ou
ilustração. Eles são selecionados pela equipe do studio e vem passar de 8 meses
a 1 ano com nossa equipe. Entram trabalhando em mesas de luz e revendo
conceitos de animação, depois entram no software e tem oportunidade de
colaborar como auxiliar de animação /ilustração em algum trabalho que está rodando
na casa, tendo seu nome citado nos créditos. A próxima seleção será no final de
novembro/14 para um grupo que vem em 2015 a Blumenau.
10. Equipe SAS: Como vocês valorizam e quantificam em valor financeiro de
cada projeto?
Resposta Aline: é preciso estudar o formato. Quantos episódios são? Que
tipo de animacão é (cheia, econômica)? Quantos personagens tem? Qual a
complexidade? Qual a saída de cada animador para este projeto por semana?
Quantos cenários são necessários? Quantos atores/vozes? Como será a trilha
sonora (original ou free)? Tudo isto é analisado com bastante cuidado. Por
isto, fazer orçamento também é uma arte. E demora um pouquinho.
11. Equipe SAS: Como funcionam os contratos e direitos autorais e vocês
renovam o mesmo em quanto tempo?
Resposta Aline: Tem coisas que fazemos como prestação de serviço e não
temos direitos autorais e tem coisas que são produções nossas. Nossos projetos
de série e longa tem sempre um criador atrelado que tem percentual de direitos
autorais e recebe uma linha no orçamento qdo o material entra em produção. Cada
caso é uma análise.
12. Equipe SAS: Como concebem a idéia de uma animação e como adaptam a idéia
ao publico-alvo?
Resposta Aline: Formatamos um projeto e vamos testar. As vezes em
escola, as vezes em eventos com reuniões de apresentação para produtores mais
experientes ou para tvs. Levamos uma 'one-sheet' de apresentação e fizemos um
pequeno promos com uma animação bacana no nível do que queremos produzir - aí
mostramos. Tem que estar bem bonitão para ter um feedback válido. A gente já
tem uma boa noção de faixa etária com tudo o que temos estudado estes anos e a
adequação final é dada pelo canal qdo o material recebe um retorno positivo.
Mas antes de apresentar já mapeamos o perfil do canal. Por exemplo, a Cartoon
no Brasil é mais para meninos a partir de 9 anos. Então não vamos apresentar
para eles ideias de meninas fazendo ballet... tem que estar coerente com a
posição do canal para não queimar o filme. Neste mercado vc consegue chegar nas
pessoas e apresentar as ideias, principalmente em eventos, mas é importante
trabalhar nelas. Fazer algo que valha a pena ser mostrado para que vc não seja
lembrado por algo muito negativo que possa fechar portas no futuro.
13. Equipe SAS: Quais os softwares que o estúdio mais utiliza?
Resposta Aline: na área de animação trabalhamos com ToonBoom Harmony. Na
área gráfica, Photoshop, InDesign.
14. Equipe SAS: Quais são as principais dicas de postura ao iniciante para
começar sua carreira?
Resposta Aline: não achar que já domina tudo... ter uma postura de
constante aprendizado, de bom ouvinte. Alguém que goste mesmo de testar, estar
sempre se desafiando em ilustrações e animações... sabe aquela pessoa que só
vai fazer inglês se a empresa pagar pq é importante para a
"empresa"...? Isto não rola! A pessoa precisa avaliar por sim o que é
importante fazer e FAZER. O currículo é sempre da "pessoa-física" e
não da pessoa-jurídica! A única responsável por um currículo de sucesso é a
própria pessoa. Pegue nas mãos o seu "destino" e escreva sua
história! Hoje tem internet que torna mais acessível, diversos conteúdos, tem
diversos cursos nas nossas cidades, é só buscar e se dedicar.
15. Equipe SAS: Como vocês lidam com a censura e o compromisso educacional
do público alvo nos desenhos infantis feitos pelo estúdio?
Resposta Aline: Sempre tem gente que vai amar uma história e tem gente
que não vai gostar... o importante é estar seguro do que se propõe e se
permitir testar. Internamente a Belli Studio tem um propósito norteador para os
projetos que assume tanto para prestação de serviços como para produção de
conteúdo. Nem todos nosso projetos são educacionais. Normalmente os
educacionais são mais direcionados para pré-escola. Os outros têm pegadas
diferentes. Qdo um projeto nasce ele não vem com a preocupação de como será a
censura. Ele vem para o papel, depois vai para teste e quando entra em produção
já tem um caminho especial de argumentação. Assim a gente espera acertar mais.
Sei que soa piegas falar "feito com amor" - mas qdo se tem isto como
direcionador, se vc errar, vc vai entender e ajustar. Mas a margem diminui
consideravelmente. :-)