SAS Entrevista Aline Belli
17.10.16
1) SAS - O que e quem marcou você para trabalhar
com essa área?
Res. Aline: Sou formada em
Publicidade e também Relações Públicas. Sempre gostei muito de trabalhar com
pessoas, com comunicação. Conheci meu marido (Rubens Belli) na universidade e
juntos abrimos a Belli Studio, que inicialmente foi voltada para o mercado
editorial. Trabalhar com desenho animado acabou sendo um caminho natural quando
o Rubens começou a se dedicar a "movimentar os desenhos que fazia"
(rsrs). Ele sempre amou desenho animado e pesquisou muito esta área, buscando
participar de cursos no Brasil e no exterior. Como eu não desenho, a produção
executiva entrou em foco para ajudar a "tornar real" a
produção. Para fazer uma animação sair do papel, envolve-se vários
talentos - do criador do universo, ao advogado que costura a cadeia de
direitos, do colorista que pinta os frames da animação à vendedora que leva a
ideia para frente das TVs e distribuidoras no mundo contando de forma
apaixonante um primeiro episódio... Com o tempo fui conhecendo pessoas e
aprendendo pela observação. Acho incrível o jeito de se comunicar da Heather Kenyon, gosto de ler e ouvir histórias sobre Disney, do Ed Catmull, e também
sobre os produtores que movimentaram as primeiras produções de sucesso no
mercado brasileiro. Posso dizer que estas são pessoas que me inspiraram e
continuam ajudando a desbravar esta área de produção executiva.
2) SAS - Quais são os projetos que mais inspiraram
você a fazer?
Res. Aline: Todos os projetos
em que trabalhei, foram inspiradores! Cada um de uma forma. Alguns,
considerados sucessos - outros fracassos enormes que considero uma grande lição
do que não repetir. Sabe, as vezes você se apaixona por um projeto, acha ele
incrível, investe meses, até anos achando que "é ele" e morre na
praia por diversos motivos... E a gente precisa ter maturidade para deixar ir.
Fechar algumas coisas. As vezes perdendo muito dinheiro, além do tempo
investido.
Procuro sempre olhar ao redor e fazer uma grande reflexão sobre o que
deu certo em cada projeto. O que poderia ter sido diferente no processo? O que
ganhamos que podemos incorporar em outro? O que não podemos repetir? O que
precisamos melhorar? Qual a minha responsabilidade para fazer melhor no
próximo...? Acho incrível trabalhar nesta área por que nada se constrói
sozinho aqui. Você não faz uma série sozinho! Precisa envolver diversos
artistas - e considero todos artistas! Artistas de criação do movimento,
artista de calcular e trabalhar números, artistas de motivar equipe que precisa
entregar no prazo, artista que precisa atender o telefone e conversar com o
distribuidor ou o exibidor, artista que precisa cantar, dublar, criar uma voz
original... esta área é incrível!
3) SAS - Quais cursos você fez durante sua
carreira?
Res. Aline: Fiz uma
pós-graduação em Mkt, curso de Produção Executiva (Apro/Sebrae-SP), curso de
Psicologia voltada a Negócios, participei de cursos da Ancine (Agência Nacional
de Cinema), Programas Internacionais de Capacitação na área de animação
promovidos pelo projeto Brazilian TV Producers da BRAVI, e amo participar de
palestras e materclasses em eventos da área para ficar por dentro do que anda
acontecendo no mundo. Nos últimos 05 anos procurei participar regularmente da
Kidscreen em New York, da MipCom e MipJr, AnimaMundi e tive oportunidade de
conhecer o Festival de Annecy, Banff e Chilemonos.
4)
SAS - Qual o perfil profissional que a empresa procura?
Res. Aline: Além de pessoas que
tem um bom desenvolvimento técnico, que saibam trabalhar em equipe, gostem de
aprendem e trocar informações.
5)
SAS - Quais cursos você acha que o mercado precisa ter?
Res. Aline: Além de animação (a clássica mesmo que prima em ensinar os
princípios do movimento que são aplicados em todas as técnicas - 2D, 3D,
stop-motion e forma um animar completo), curso de roteiro, storyboard e
produção executiva.
6)
SAS - Conte uma história que lhe marcou.
Res. Aline: Na minha primeira
participação na MipJr na França, fui selecionada para fazer pitching com a
Discovery Kids e com uma distribuidora grande espanhola. Passei um medão no
avião e não dormi nada. Depois, na noite seguinte, devido ao fuso horário,
também não consegui dormir... a primeira reunião era as 8h da manhã com apenas
10 minutos de apresentação. E foi incrível! A VP do canal amou o projeto e me
deu o cartão convidando para ir a Miami (como se vai para SP) para continuar a
conversa. A segunda reunião foi um desastre (rsrs). O espanhol mal me deixou
falar 1 minuto e disse que já tinha um projeto igual aquele sendo produzido.
Perguntou então se eu não tinha outro. Tirei da bolsa um segundo e falei 30
segundos, ao que ele respondeu que não gostou por que tinha "comida"
e na opinião dele, o projeto não viajava muito bem para outros países. Bem...
perguntei eu, que tal um bíblico...? "No Way..!! Respondeu ele....
Então agradeci e finalizei a reunião em 4 minutos (rsrs). Aprendi que cada
projeto precisa passar por um executivo - que é uma pessoa, e tem uma
experiência segundo a qual baliza algumas decisões. A distribuidora trabalhava
com o mesmo público que a Discovery Kids (pré-escola) e não viu em nenhum
projeto nada que fosse interessante. E já disse na lata... Ok - bola
pra frente.
7) SAS - Passe uma mensagem para os alunos da SAS.
Procure conhecer o seu potencial e invista em se desenvolver sempre. O
mundo não para. A tecnologia muda o tempo todo. Sempre há novidades. Não
coloque na empresa a responsabilidade por seu currículo. Seja/faça você a
mudança que quer ver acontecer. Não fique sentado esperando.
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