REGRAS DO PRÊMIO DE COSPLAY 2º GAME DAY SENAI 2015 (Prêmio SAS)
24.11.15
O presente
regulamento objetiva-se a proporcionar o bom andamento do prêmio de Cosplay,
assegurando a igualdade de condições a todos os participantes inscritos.
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O prêmio é aberto para qualquer pessoa acima de cinco anos presente no evento, desde que dentro das regras do prêmio;
1.1. O prêmio é aberto para qualquer pessoa acima de cinco anos presente no evento, desde que dentro das regras do prêmio;
1.2. A apresentação
do prêmio será Individual Desfile;
1.3. São
considerados válidos os cosplays de personagens originados de qualquer tipo de mídia
desenhada, fotografada ou filmada, não importando a origem étnica do mesmo,
desde que o personagem seja de acesso público;
1.4. Serão
desclassificados personagens originários de fanzines e fóruns, blogs, assim
como cosplays originais,
visuais, cosplays de pessoas
reais (excluindo-se personagens ou representações baseados em pessoas, em mídia
oficial, unicamente em caráter de ficção. Só serão aceitas apresentações
baseadas na respectiva obra de ficção);
1.4.1. Personagens
genéricos, como Ninjas genéricos, Shinigamis genéricos, Akatsukis genéricos,
entre outros, poderão se apresentar, porém não terão nota;
1.4.2. Personagens
de classes genéricas que possuem visual único representativo da classe em
universo que não possua qualquer personagem relevante com mesmo visual ou que
possa confundi-lo com um são válidos, ainda que não tenham individualidade de
caráter como personagens, como, por exemplo: Storm Troopers, classes de
Ragnarok Online, etc;
1.5. É vetada a
participação de membros da comissão organizadora, juízes, coordenadores e
staffs do evento que estejam ligados ao prêmio, sendo permitida a participação
de convidados (como palestrantes, professores de workshops) e vendedores
terceirizados;
1.6. É permitida a
participação e representação de personagem de mídia adulta, desde que esteja de
acordo com todos os critérios deste corpo de regras;
1.7. O participante
que não colaborar com o bom andamento do prêmio, conforme a gravidade da
infração poderá ter sua participação suspensa durante o período de um ano em
todos os prêmios que forem organizados;
1.7.1. Entende-se
por não colaboração: causar atraso durante o prêmio, descumprir as regras do prêmio
e evento, não apresentar documentos ou informações solicitadas pela
organização, ter atitude desrespeitosa e ou imoral durante o evento,
desrespeitar staffs e coordenadores em suas funções, entre outras atitudes que
atrapalhem o bom andamento do prêmio ou evento;
1.8. Ao assinar a
ficha de inscrição, os participantes declaram estar de pleno acordo com as
regras do prêmio, e devem preencher de forma completa todos os campos
solicitados antes de entregar;
1.9. Uma vez
inscritos no prêmio, os cosplayers cedem os direitos de todas as suas imagens e
sons (vídeo e fotografias) relacionados ao prêmio e evento;
1.9.1. Como caráter
publicitário e jornalístico, as imagens do prêmio serão utilizadas em diversas
formas de mídia, como programas televisivos, websites, jornais e revistas. Não
haverá compensação financeira pela cessão das imagens para fins promocionais e
de divulgação.
2. CATEGORIA DO PRÊMIO
2.1. Individual - Desfile: Na categoria Desfile, individual, o participante se preocupa apenas em mostrar sua roupa (cosplay) para os juízes, subindo ao palco e andando pelos lugares designados, fazendo uma breve pausa em frente à plateia e aos juízes para ser avaliado.
2.1. Individual - Desfile: Na categoria Desfile, individual, o participante se preocupa apenas em mostrar sua roupa (cosplay) para os juízes, subindo ao palco e andando pelos lugares designados, fazendo uma breve pausa em frente à plateia e aos juízes para ser avaliado.
2.2. O cosplayer pode
subir ao palco para encenar algo que seu
personagem faz ou faria durante a série, baseando-se inteiramente em seu
universo de origem e reproduzindo traços de personalidade como postura, falas e
poses características;
2.3. Os participantes são livres para usar a
criatividade e fazer algo que seu personagem não faria normalmente (exemplos:
Ash, do anime Pokémon, admitindo a derrota e montando um pet shop, ou ainda
sobre o que ele faria num mundo alternativo onde as lutas entre pokémons são
proibidas).
3. INSCRIÇÕES:
3.1 As inscrições deverão ser feitas antes do início do prêmio, online pelo site do evento (gamedaysenai.blogspot.com) ou durante o evento 2º Game Day Senai 2015, no stand do SENAI, até o 29 de novembro de 2015 e encerram-se meia hora antes do início do prêmio (Encerramento inscrições às 13h30).
3.1 As inscrições deverão ser feitas antes do início do prêmio, online pelo site do evento (gamedaysenai.blogspot.com) ou durante o evento 2º Game Day Senai 2015, no stand do SENAI, até o 29 de novembro de 2015 e encerram-se meia hora antes do início do prêmio (Encerramento inscrições às 13h30).
3.2. Somente serão
consideradas válidas as inscrições feitas com letra legível e contendo todas as
informações solicitadas na ficham, inclusive os dados pessoais do participante
(nome completo, RG, data de nascimento, cidade e e-mail);
3.2.1. Nas
inscrições, os participantes deverão definir, ao preencher a ficha;
3.2.2. Deve constar
na ficha de inscrição, também, um breve roteiro da apresentação que será feita,
bem como descrição de materiais, trilha sonora e cenários que serão usados no
palco;
3.3. O cosplayer poderá participar na categoria Individual – desfile;
3.4. Material de
referência (imagens e informações referentes aos personagens que serão
interpretados) poderá ser usado, e este deve ser entregue junto com a
inscrição;
3.5. A organização
permite que o áudio da apresentação seja ao vivo (exemplo apresentação com cantoria),
porém não se responsabiliza por eventuais falhas e/ou problemas com microfones
e afins;
3.6. Os
participantes do prêmio não poderão utilizar trilha. Será utilizada apenas o
som ambiente da organização;
3.6.1. Cada
participante individual que trouxer a trilha em arquivo digital deverá trazer
também um material reserva para eventualidades. Nem o evento, nem os
coordenadores ou staffs do palco se responsabilizam por defeitos no material ou
arquivo entregue. Caso exista algum problema, é da responsabilidade dos
participantes improvisar sua apresentação ou abrir mão da mesma;
3.6.3. Só será
aceito um arquivo sonoro por apresentação. Caso deseje utilizar vários sons ou
trechos musicais, o participante deverá compilar em um único arquivo;
3.7. Os
participantes irão receber no ato de sua inscrição o número de ordem de sua
apresentação que estará na sua ficha de inscrição, e o cosplayer é reponsável por estar na fila 15 minutos antes do
início do prêmio;
3.7.1. Os cosplayers
organizados em fila deverão manter-se nela até o momento de sua apresentação.
Caso saiam do local estipulado pelo responsável, poderão ser desclassificados;
3.8. O número máximo
de participantes será de Categoria Individual - desfile:
25 (vinte e cinco)
pessoas;
4. APRESENTAÇÃO
4.1. Os participantes inscritos no prêmio deverão comparecer no local indicado para apresentação com antecedência de no mínimo 15 minutos do horário anunciado para início das apresentações, e manterem-se na fila conforme ordem de inscrição;
4.1. Os participantes inscritos no prêmio deverão comparecer no local indicado para apresentação com antecedência de no mínimo 15 minutos do horário anunciado para início das apresentações, e manterem-se na fila conforme ordem de inscrição;
4.2. As
apresentações seguirão ordem do número de inscrição, e cada candidato será
chamado pelo nome para sua apresentação. Caso o participante não compareça no
momento, o mesmo será automaticamente movido para o final da lista para uma
segunda chamada, e poderá sofrer penalidade na nota caso a justificativa do
atraso não for aceitável para a coordenação;
4.2.1. O não-comparecimento
do participante na segunda chamada para a apresentação implicará em sua
desclassificação no prêmio corrente;
4.3. O participante que
for desclassificado por WO (ausência) não poderá se inscrever novamente no dia
seguinte sem a devida justificativa por escrito para a coordenação do prêmio;
4.4. Caso o
participante desista de se apresentar, deve informar antecipadamente à
organização do prêmio;
4.5. Os cosplayers
devem entrar e sair do palco pelos lados indicados no dia, assim como interagir
com os equipamentos de palco da maneira como forem instruídos;
4.6. Os
participantes terão 1:30 (um minuto e
trinta segundos) para suas apresentações.
4.6.1. Os
participantes que possuem cenário terão 30 (trinta) segundos para montagem e 30
(trinta) segundos para desmontagem do cenário antes e após a apresentação,
intransferíveis;
4.6.2. O cosplayer que extrapolar o tempo permitido na apresentação
receberá penalidade na nota final, que poderá variar conforme o tempo
extrapolado;
4.7. Materiais de
efeitos podem ser usados, desde que sejam secos. Não será permitido o uso de
líquidos ou materiais viscosos. Também não será permitido o uso de acessórios
ou objetos que possam colocar em risco a integridade física dos cosplayers, do
público e/ou dos jurados, tais como: fogos, explosivos, armas de corte, armas
brancas, armas de fogo, abrasivos, corrosivos, tinturas tóxicas, solventes,
extintores, entre outras substâncias nocivas;
4.7.1. O porte
destes objetos dará ao evento a autoridade da barrar os visitantes na entrada e
recolher o mesmo;
4.7.2. É proibido o
uso de qualquer banner ou faixa durante as apresentações no palco divulgando
algum site ou empresa sem autorização do evento;
4.7.3. O evento não
disponibilizará tomada ou qualquer instalação elétrica auxiliar no palco;
4.8. É
terminantemente proibido pular e jogar objetos de qualquer natureza para fora
do palco;
4.9. Todo e qualquer
material que os cosplayers trouxerem e utilizarem em sua apresentação deverá
ser recolhido pelos mesmos ao término da apresentação, incluindo materiais
descartáveis ou artifícios que causam qualquer tipo de sujeira ou poluição no
ambiente;
4.10. Para todos os
efeitos, valerá o tempo cronometrado pela comissão organizadora, não valendo
cronometragem de terceiros e/ou outras formas de apuração;
4.11. Entende-se
como início da performance o momento em que a música da trilha sonora começa a
tocar ou o momento em o cosplayer fizer um sinal previamente acordado com a organização
(caso a performance não comece com música);
4.12. Entende-se
como fim da performance o momento em que a trilha sonora acaba e os cosplayers
agradecem;
4.13. Cada
participante só pode subir ao palco com um staff pessoal, se precisar, e este
deve usar camiseta predominantemente preta. Deve ser informada a utilização do
staff no momento da inscrição do cosplayer;
4.13.1. A atuação do
staff particular deve ser limitada e coerente. Os juízes serão instruídos a observar
e reportar abusos, ocasionando em desclassificação. Exemplo: manipulação de
marionetes ou fantoches, interpretação de segundo personagem etc.;
4.14. Não será
permitido o uso de cenários ou acessórios que precisem ser pendurados,
pregados, colados ou fixados. Os cenários e acessórios devem ser de fácil
manuseio e transporte;
4.15. O evento e
coordenação do prêmio não se responsabilizarão por eventuais acidentes que
ocorram durante as apresentações;
4.16. A interação
com a plateia e os apresentadores do prêmio não é proibida, desde que seja
coerente com o personagem e não cause ofensas, constrangimentos, nem exceda o
tempo estipulado para a apresentação ou atrapalhe o andamento do prêmio;
4.18. As
apresentações serão assistidas por pessoas de todas as idades, de crianças a
adultos. Por isso, é exigido dos participantes bom senso para a definição de
suas apresentações;
4.19. Ofensas
(palavrões), apelo sexual, posturas que não são características do personagem
representado serão considerados pelos juízes como critério para a
desclassificação imediata do mesmo;
4.20. Em caso de
apresentação que fira as disposições criminais, como atentados ao pudor e
aliciamento de menores, os mesmos ou seus responsáveis legais responderão
criminalmente por seus atos;
4.21. Apresentações
que receberem desclassificação imediata por violarem alguma das regras que
prejudiquem o prêmio, pessoas ou evento poderão ser interrompidas, sem aviso
prévio, e seus participantes não terão direito de nova apresentação;
4.22. A comissão
organizadora do prêmio se reserva ao direito de, em qualquer momento, analisar
e verificar a apresentação de cada participante. Caso considerem que algo
dentro da apresentação possa descumprir qualquer uma das regras citadas, como
oferecer risco aos participantes, à comissão, prestadores de serviço, jurados,
convidados, público do evento e demais pessoas que estiverem no local da
apresentação, poderão vetar a utilização de quaisquer materiais que considerem
perigosos e/ou desclassificar o participante, não podendo referida decisão ser
contestada;
5. JULGAMENTO
5.1. A banca julgadora que avaliará as apresentações será formada por 5 (cinco) jurados previamente cadastrados junto à organização do prêmio;
5.1. A banca julgadora que avaliará as apresentações será formada por 5 (cinco) jurados previamente cadastrados junto à organização do prêmio;
5.2. As notas serão
dadas pelos jurados, e as médias entre elas serão as notas finais;
5.3. Os quesitos de
julgamento para as apresentações serão “Performance” , “Cosplay” e ”Fidelidade”.
5.3.1. Performance:
interpretação ou criatividade, impacto da apresentação, desenvoltura no palco,
coerência, sincronia de movimentos e harmonia da apresentação;
5.3.2. Cosplay: acabamento da vestimenta e se é manufaturada e/ou
customizada, similaridade aos trajes originais do personagem, riqueza de
acessórios e detalhes. Não será levada em conta a constituição física do
participante, mas se ele dará ênfase nas saídas técnicas usadas na execução da
roupa;
5.3.3. Fidelidade:
fidelidade do cosplayer quanto
a roupa e interpretação ao personagem;
5.5. As notas para
os itens Performance, Cosplay e Fidelidade terão intervalos de 0,25 ponto numa
escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo zero a nota mínima e dez a nota máxima;
5.6. Será
considerado campeão o cosplayer que obtiver a maior nota na somatória de todos os
critérios;
5.7. Em caso de
empate na soma total dos pontos, será favorecido o cosplayer que tiver a maior média no quesito “Performance”;
5.7.1. Persistindo o
empate, o próximo critério de desempate será a média de pontos em “Cosplay”;
5.7.2. Ainda
persistindo o empate, a comissão organizadora decidirá quem será o campeão;
5.8. A decisão final
da coordenação e jurados é irrefutável e inquestionável.
6. PREMIAÇÃO
6.1. A divulgação dos vencedores será feita junto à entrega dos prêmios no final do evento, no palco. Haverá premiação ao 1º colocado;
6.1. A divulgação dos vencedores será feita junto à entrega dos prêmios no final do evento, no palco. Haverá premiação ao 1º colocado;
6.2. Os vencedores e
resultados serão divulgados após o evento no site oficial;
7. OBSERVAÇÕES FINAIS
7.1 As regras são passíveis de mudanças sem aviso prévio, visando o melhor desenvolvimento do prêmio;
7.1 As regras são passíveis de mudanças sem aviso prévio, visando o melhor desenvolvimento do prêmio;
7.2. É
responsabilidade dos organizadores do prêmio o cumprimento destas regras;
7.3. Os casos
omissos no regulamento serão analisados pela comissão organizadora e a decisão
será soberana e inquestionável.
Mais informações:
= INSCRIÇÃO (Go Game GO):
Faça sua inscrição na 3ª Semana da Animação SENAI 2015 e no 2º GAMEDAY SENAI 2015 abaixo.